Tipo Fleumático
Características positivas
O tipo fleumático é diplomático, pacificador, místico e com tendência a ser bonachão. É muito amigável, agradável e, geralmente, alegre e sorridente. É extremamente calmo e dificilmente se zanga, mas, também, raramente demonstra grandes emoções. Não gosta de confrontos e de desavenças. Procura agradar os outros e fazer com que todos se sintam bem. Não é competitivo. É bom ouvinte. Não é apegado a coisas materiais, sendo desprendido e generoso, e se contenta com pouco. Compartilha o que tem e não é possessivo. É constante, paciente, confiável, fiel e leal. É adaptável, embora não goste de mudanças, porque se conforma facilmente. É motivado somente pela busca de segurança.
Características negativas
É frequente o tipo fleumático parecer desinteressado; ele pode ser apático, acomodado e alienado. Tem dificuldade de tomar decisões e, se puder, transfere essa responsabilidade aos outros. Tem pouca ambição e iniciativa. Pode ser vago. É resistente a mudanças, por ser muito conservador e acomodado. Sua busca pela segurança o faz fugir de situações de risco e, assim, acaba perdendo muitas oportunidades. É previsível e pouco criativo. Não gosta de assumir posições de responsabilidade ou de liderança.
Características físicas
O fleumático é o tipo que menos se importa com sua aparência, podendo chegar a ser desleixado. Tem tendência de engordar. Seus movimentos e gestos são lentos e ele arrasta os pés quando anda. Ao se sentar, sempre procura uma posição confortável e relaxada, podendo ficar esparramado. Gosta de roupas confortáveis e simples, sem se preocupar com o estilo. Usa poucos ornamentos. Costuma comer devagar e muito, sem preferências. Sua fala é lenta e arrastada.
O rosto fleumático é em geral redondo, mas também pode ser triangular, quadrado largo ou oval. O queixo é, geralmente, retraído. As feições são regulares e arredondadas. As características mais evidentes são os olhos cerrados, com pálpebras grandes e pesadas, o que lhe dá um olhar cansado, e o lábio inferior maior do que o superior e protuberante, como se estivesse “fazendo beiço”.
A sua cor é o roxo, do grupo das cores frias, classificado como do tipo inverno, blues e jazz. Seu elemento é a água, fluida e mutável.
As formas amorfas e indefinidas, por expressarem fluidez e mutação, e as linhas retas horizontais, por expressarem imobilidade, quando encontradas nos formatos de rosto, feições e gestos, são indicadores de características fleumáticas.
As culturas fleumáticas são submissas, ou fluidas, caracterizadas pela supressão do indivíduo em favor da coletividade. Também são culturas que valorizam o espiritual acima do material, a cooperação mais do que a competividade. Essas são características das culturas japonesa, chinesa, hindu, da maioria das orientais, além das indígenas e das africanas, embora essas contenham muitos aspectos sanguíneos também. A música fleumática é lenta e fluida, como a da Índia, da China, do Japão e de outros países do oriente. A dança também é lenta, espiritual e de movimentos lânguidos.
Os aspectos fleumáticos também podem ser encontrados em certas culturas, de maneira negativa, quando uma minoria dominante colérica submete, à força, a maioria. Nesses casos, há muita apatia, falta de iniciativa e indolência.
Por ₢Philip Hallawell
Do livro Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza (Senac SP, 2009) ©
Estas imagens e este texto são protegidos pela Lei de Direitos Autorais e não podem ser utilizados sem a expressa autorização do autor.
Citações de trechos do texto devem ser acompanhadas pelos devidos créditos.