Image ID
Image ID significa Identidade de uma imagem. É um conceito, do qual surgiu um método, ambos criados por Philip Hallawell. Image ID surgiu a partir de diversas associações de teorias e trabalhos científicos com os fundamentos da linguagem visual.
A premissa básica de Image ID é que toda imagem e todo objeto possui uma identidade, definida pelo conjunto de linhas, formas, cores e composição, que geram sensações e emoções, que são compreendidas e percebidas inconscientemente por qualquer pessoa, independentemente da época em que vive, ou viveu, sua cultura ou sua raça. As imagens e objetos expressam algo que transcende o que representam e que independe da sua estética.
Philip Hallawell é artista plástico e estuda a linguagem visual há 50 anos. Sua temática principal, como artista, é o ser humano e a figura humana. Esse interesse o levou a se interessar pela psicologia, antropologia e a sociologia, além de questões filosóficas.
A primeira associação que fez, foi da teoria dos símbolos arquetípicos de Carl Jung, com as estruturas das imagens. Em 1971, Philip leu o livro O Homem e seus símbolos, publicado, postumamente, em 1964, no qual Jung explica sua teoria dos símbolos arquetípicos, símbolos universais, comuns a todos os seres humanos, e que formam a linguagem do subconsciente e dos sonhos. O primeiro a postular que existem símbolos arquetípicos, foi Sigmund Freud e hoje esse conceito é aceito nos meios acadêmicos. Entre os diversos símbolos, Jung falou dos significados dos formatos geométricos, particularmente o quadrado e o círculo e foi isso que Philip associou às estruturas das imagens, pois toda composição é estruturada numa forma geométrica, ou num conjunto de formas. Percebeu que toda imagem, intencionalmente ou não, tem um símbolo arquetípico na sua estrutura e que isso define o que a imagem expressa, porque essa forma é percebida subliminar e inconscientemente. O mesmo ocorre com qualquer objeto e com o rosto humano e a figura humana.
Até o presente, não se tem notícia de alguém ter feito a mesma associação. Em 1994, Philip Hallawell falou disso publicamente na série À Mão Livre, que apresentou na TV Cultura, e no seu livro homônimo. Estendeu a ideia para o significado das linhas e das cores e chegou à conclusão que compreendemos o significado de uma imagem, o que ela expressa, pela leitura inconsciente do conjunto dos símbolos arquetípicos contidos nela.
A segunda associação aconteceu ao ler o livro O Cérebro Emocional de Joseph LeDoux, em 1999. Philip percebeu que os símbolos arquetípicos são “gatilhos”, que estimulam os sistemas na área límbica que geram as emoções. Isso ocorre antes que se possa entender o que uma imagem ou objeto representa ou significa racionalmente. Pesquisas recentes mostram que uma pessoa tem suas primeiras impressões de outra pessoa em 50 milésimos de segundo.
Uma imagem, ou um objeto, é, essencialmente, composta de pontos de luz, que são percebidos como linhas, formas e cores, todos símbolos arquetípicos, que geram emoções e sensações quase instantaneamente. É esta a identidade da imagem.
Reagimos à imagem emocionalmente, antes que possamos processá-la intelectualmente. Isso explica por que a imagem pode afetar o comportamento, especialmente quando se trata da imagem pessoal.
Este conhecimento é fundamental para que se compreenda como a imagem funciona e como afeta as pessoas. É fundamental para a criação em todas as artes visuais, no design, na arquitetura e na publicidade e, principalmente, na imagem pessoal. Pode ser aplicado na educação, na psicologia, nas ciências sociais e em processos administrativos.
Em 2002, Philip usou Image ID para criar o Visagismo, um método que revolucionou a área da criação da imagem pessoal e, em 2017, a USP reconheceu este método como a base científica de uma pesquisa feita pela Dra. Patricia Alencar. Em 2019, a Dra. Alessandra Haddad convidou a Dra. Luciana Macedo para introduzir o conceito de Image ID nos cursos de cosmiatria, que ela coordena, no Hospital Albert Einstein em São Paulo.
Image ID é a fusão de Ciência com Arte.
Por ₢Philip Hallawell
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