Curso Completo de Visagismo Image ID
O curso presencial foi ministrado de 2004 até 2019 e atendeu mais de 1500 alunos.
Começamos a pensar numa versão por EAD em 2015 e conseguimos ministrar o primeiro curso online em 2020, durante a pandemia de COVID 19. A estrutura da formação, porém, é diferente da maioria dos cursos oferecidos online. Não são aulas ao vivo, transmitidas em determinado horário.
A formação é gravada em 70 vídeo-aulas. Cada vídeo dura cerca de 15 minutos, o tempo ideal para se manter concentrado enquanto assiste a um vídeo. A plataforma do curso é própria, usando a tecnologia do Moodle, e contém fóruns para responder perguntas, exercícios, testes, uma prova final e muitos artigos adicionais.
Percebemos que os resultados da formação por EAD (Educação a Distância) são muito melhores do que no curso intensivo de 4 dias. Além disso, podemos atender muito mais pessoas a distância, do que presencialmente, e não há os custos de transporte e estadia, nem o tempo perdido com o bloqueio da agenda durante pelo menos 4 dias.
Por isso, o curso presencial não é mais ministrado.
Os maiores desafios para o docente, num curso presencial intensivo, são:
- Pouco tempo para repetir as informações.
- Esclarecer dúvidas dos alunos, que muitas vezes só surgem depois da aula, ou quando o aluno começa a colocar em prática o método, depois do curso ter terminado.
- Nenhum tempo para aplicar testes, ou uma prova final de avaliação.
- Tempo limitado para fazer exercícios.
A formação é multidisciplinar e muito rica em novas informações e conceitos inovadores, que derrubam muitos paradigmas a respeito, portanto a repetição é fundamental para o aprendizado. Isso só é possível numa formação presencial a longo prazo. No caso do Visagismo Image ID, 2 anos de curso seria o necessário, o que é uma formação, não simplesmente um curso.
Diversas pesquisas demonstram que o aluno só consegue reter, no máximo, 30% do que é ensinado na sala de aula, se sua capacidade de concentração é muito boa. Num curso intensivo, com períodos de uma hora e meia, essa porcentagem cai mais.
Outras pesquisas mostram que, se o que é ensinado não é colocado em prática, imediatamente após o término do curso, a cada dia o aluno esquece o que aprendeu. Em 9 dias só guarda noções gerais do que aprendeu.
Verificamos que somente 20% dos alunos de cada turma presencial atendem a esses requisitos.
No curso EAD é diferente.
- As aulas podem ser pausadas para reflexão, ou para examinar melhor as ilustrações. Isso é muito importante quando novos conceitos são ensinados e quando se explica as proporções do rosto, por exemplo.
- O vídeo também pode ser retrocedido.
- As aulas podem ser revistas, para gravar melhor o que foi ensinado, ou para relembrar algo, quando o aluno coloca em prática o método, ou estiver treinando.
- Todo o curso pode ser revisto inúmeras vezes durante o ano em que fica à disposição do aluno.
- Há diversos canais para responder perguntas e esclarecer alguma dúvida: os fóruns na plataforma, disponíveis durante um ano, e um grupo no Facebook permanente.
- O aluno faz a formação no seu tempo disponível e no ritmo que mais lhe convém.
- Não há custo de viagem ou estadia, nem perda de horários de atendimento.
A equipe de produção e gravação da formação em EAD foi liderado por Cristina Winther, que também dirigiu a série À Mão Livre – a linguagem do desenho, que Philip Hallawell idealizou, escreveu e apresentou na TV Cultura. Foi um dos maiores sucessos da televisão educativa, com reprises contínuos na TV Cultura e na TV Educativa, de 1994 até 2001.
Toda essa experiência foi levada por Philip e Cristina para a formação em EAD, para garantir um aprendizado de altíssima qualidade e uma experiência muito gratificante e inesquecível.