Basta saber fazer algo para ensiná-lo?
Imagine que você esteja morando na Inglaterra. Você sabe falar português. Isso significa que saberia ensinar o português para ingleses?
Imagine que você esteja morando na Inglaterra. Você sabe falar português. Isso significa que saberia ensinar o português para ingleses?
Você pode até dominar bem a língua, mas isso não o qualifica para ensiná-la, porque você teria de conhecer bem gramática, sintaxe, ter uma metodologia, um plano de aula e domínio da didática. Ou seja, teria de ter uma formação pedagógica.
Porém, se você sabe fazer pão artesanal, é possível poder ensinar essa prática.
É muito diferente ensinar uma língua, uma linguagem, uma arte, ou uma disciplina, do que ensinar uma simples técnica.
Por exemplo, é muito diferente ensinar a culinária do que ensinar a preparar uma determinada receita.
O mesmo se aplica ao Visagismo. Ensinar uma das técnicas, como, por exemplo, ensinar a análise facial, só exige que se domine essa técnica, mas, ensinar o Visagismo, como um todo, envolve ensinar
conceitos, atitudes, linguagem e o processo criativo, entre muitas outras coisas. Saber aplicar o Visagismo Image ID não significa que se esteja apto a ensiná-lo. Pois é uma disciplina, é linguagem e é uma arte.
Um dos maiores mitos que foi propagado pela internet é que qualquer um pode ensinar qualquer coisa que se sabe fazer.
Essa falácia tem sido espalhada por diversos experts em marketing para atrair clientes, com desastrosos resultados para a educação, danos para alunos e grandes prejuízos para a maioria desses pretensos educadores – mas muito lucro para os marqueteiros!
E outro mito que tem se difundido é que basta dominar o marketing do produto. Não se fala em metodologia, plano de aula ou didática. Mas, também não se fala no domínio da linguagem utilizada no curso. Não se fala no domínio da linguagem do vídeo e da educação à distância. Educação não é espetáculo. Se for tratado como espetáculo os alunos podem até se divertir, mas não vão aprender muito.
Você sabia que somente 10% das pessoas que começa um curso online consegue terminar o curso? É normal que nem todos terminem um curso, mas só 1 em cada 10 alunos não é. Evidentemente há algo de errado, ou com o curso, ou com a didática do professor, ou com a estrutura e a linguagem do curso. Isso significa que a maioria dos cursos online são ruins.
A educação é a maior vítima dessa cilada.
Nos nossos cursos, 70% são certificados e um grande número desses profissionais coloca o método em prática.
Aprender uma disciplina, ou uma arte, requer muita repetição, muito estudo e muita prática. É algo muito empolgante, porque alarga os horizontes do conhecimento e aprofunda a compreensão do mundo, mas não se pode dizer que é divertido! Pode até ser tedioso, às vezes! O ensino é uma grande responsabilidade, que, nas mãos de despreparados, causa grandes danos ao conhecimento e à cultura. Ensinar é um ato de doação de conhecimento. É um ato de amor. Por isso, nunca pode ser motivado por ganho financeiro.
A pessoa que desiste de um curso desestimula outros a estudar. Se ela não aprendeu de maneira correta e completa, ela compartilha desinformação e não conseguirá colocar a disciplina, ou arte, em prática.
Para terminar, vou compartilhar uma pequena estória, sobre como eu me tornei um educador.
Em 1983, eu fui convidado a dar aula de desenho no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Eu já era uma artista profissional há 10 anos, dominava o desenho como poucos – afinal durante 4 anos desenhava 10 horas por dia – mas, minha primeira reação foi recusar. Porque não tinha a mínima ideia de como começar.
Para minha sorte, a Elena Nikitina, que tinha me feito o convite, me disse que me mostraria sua metodologia. A minha esposa Sonia, que é formada em pedagogia, me ensinou a desenvolver um plano de aula e os princípios da didática. Durante os próximos anos ganhei experiência e confiança, trocava ideias com a Sonia, que sempre me orientava, fazia adaptações e, eventualmente desenvolvi uma metodologia própria, totalmente inovadora, que me levou à TV Cultura. E lá aprendi a técnica da didática em vídeo, que resultou na série À Mão Livre.
Para chegar no Visagismo e criar um método, que está transformando a área da beleza, foi um processo longo. Durou 30 anos e continuo aprendendo. Foram 5 anos só de estudo, de muito treino e o domínio do desenho e da linguagem visual. Foram 30 anos atuando criativamente como artista plástico. Foram quase 20 anos atuando como educador. Foram 7 anos atuando na televisão e trabalhando com educação à distância. E foram 3 anos desenvolvendo uma metodologia para ensinar o Visagismo e o Image ID.
É toda essa vivência como artista e criador e toda essa experiência e conhecimento que compartilho com você na Formação Completa de Visagismo Image ID.
E há centenas de pessoas aplicando o método com um grande diferencial, no Brasil e no exterior. E, logo, essas pessoas serão credenciadas pelo Centro de Visagismo Philip Hallawell, como Image ID Experts.
Venha a se juntar a nós e conheça o verdadeiro Visagismo a fundo!
Por ₢Philip Hallawell
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