Livros Recomendados

Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza

Visagismo Integrado: identidade, estilo e beleza

Visagismo Integrado:
identidade, estilo e beleza

Este livro trata do método desenvolvido por Philip Hallawell para colocar em prática a arte de criar uma imagem pessoal customizada (visagismo), que permite, pela primeira vez, fazer uma consultoria de imagem compreensiva.

A partir da análise do rosto, da imagem como um todo, do comportamento e do temperamento de uma pessoa, estimula-se a reflexão sobre o que se deseja expressar e, então, criar uma imagem que manifesta essa intenção, com harmonia e estética.

Esse método foi desenvolvido a partir de várias associações, inéditas e originais, de diversas áreas de conhecimento e ciência. Essa interdisciplinaridade envolve a linguagem visual, a psicologia, a ciência cognitiva e a antropologia.

Philip é artista plástico e pesquisa a imagem e a linguagem visual há 40 anos. Seu tema, como artista, é o ser humano e é especialista no desenho e pintura do rosto e corpo humanos. Em 1973, conheceu o trabalho de Carl Jung, o psicanalista, sobre os arquétipos visuais, símbolos universais, utilizados por todas as culturas em todos os tempos com o mesmo significado e associou este conhecimento aos seus conhecimentos de linguagem visual. Foi o primeiro a perceber que a composição de qualquer imagem é estruturada sobre os mais simples símbolos arquetípicos, os formatos geométricos, e que é isso que estabelece seu significado básico e seu ritmo visual. Isso se aplica à imagem pessoal também.  Os formatos de rostos, as feições, o corpo, o cabelo, as vestimentas e os gestos são compostos por linhas, formas e cores, símbolos arquetípicos, que, quando identificados e interpretados, indicam o temperamento da pessoa, chegando aos mesmos resultados de quem usa a morfopsicologia. Da mesma forma pode-se fazer a leitura da postura e dos gestos, também símbolos arquetípicos, e interpretar a linguagem do corpo e o comportamento.

Assim como outros estudiosos da imagem, Hallawell já tinha percebido que imagens contêm um forte apelo emocional. Teorizou que esses símbolos são processados emocionalmente e inconscientemente, ou seja, sem passar pelo raciocínio intelectual. O recente trabalho do cientista cognitivo Joseph LeDoux confirma essa teoria e explica porque imagens são interpretadas emocionalmente, antes de serem analisadas racionalmente. Mostra que os sistemas cerebrais mais básicos responsáveis pela sobrevivência – de defesa, reprodução e domínio, por exemplo – geram as emoções. Esses sistemas são disparados por arquétipos, especialmente os visuais, e agem muito mais rapidamente do que os sistemas racionais envolvendo o córtex.

Para o profissional de beleza esse conhecimento é de suma importância. Significa que a construção da imagem pessoal não é um mero exercício estético e artesanal, mas determina a identidade de uma pessoa, afetando seus relacionamentos e seu bem-estar emocional.

Este método é baseado nessas associações, utilizando o sistema de classificação de temperamentos criado por Hipócrates e técnicas de indução à reflexão sobre motivações e desejos. Parte de dois princípios: que o rosto é a sede da identidade de uma pessoa e que o belo é criado quando se expressa qualidades autênticas, com harmonia e estética. O objetivo é revelar o melhor de uma pessoa, sua beleza interior, proporcionando um encontro, no espelho, entre a imagem interior e a exterior, criando um estilo pessoal.

Ao longo dos últimos 5 anos, desde o lançamento do livro Visagismo: harmonia e estética (Ed. Senac São Paulo, 2003), Hallawell aperfeiçoou este método em cursos, workshops e treinando diversos profissionais da área da beleza. Comprovou sua eficácia na prática. O livro é ricamente ilustrado, com diversos exemplos da aplicação deste método em todas as áreas ligadas à criação da imagem pessoal: cabelo e maquiagem, odontologia, medicina estética, estética facial e moda. Também explica como o visagismo pode ser utilizado em outras áreas: nas artes, na literatura, na psicologia, na propaganda, na arquitetura e nos negócios.

O livro ensina como fazer uma consultoria de imagem com o cliente e como adaptar o método a diferentes tipos de pessoas, de acordo com a idade e nível cultural. Discute questões de identidade, temperamento, comportamento e como qualquer mudança na imagem altera o senso de identidade de uma pessoa. Fornece as ferramentas para trabalhar com consciência e conhecimento, sem depender unicamente da intuição.

Qualquer leitor poderá utilizar o livro para fazer uma autoanálise, conscientizar-se sobre o que sua imagem diz e determinar o que realmente deseja expressar para o mundo e para si mesmo. O profissional de beleza, no entanto, adquire uma ferramenta poderosa para ajudar o cliente a definir sua melhor imagem, com estilo e beleza, e que lhe proporciona a possibilidade de exercer sua criatividade constantemente. Um diferencial que atende as necessidades de seus clientes.

É a integração da identidade, do estilo e da beleza, por meio do visagismo.

VISAGISMO INTEGRADO: IDENTIDADE, ESTILO E BELEZA
AUTOR: PHILIP HALLAWELL
EDITORA SENAC SÃO PAULO
EDIÇÃO: 2ª (6 de agosto de 2009)

Logo-Visagismo-Vazado_Sem_Slogan250.png
Copyright © 2024 Visagism Philip Hallawell. Images and text are protected by copyright law and may not be used without the express authorisation of the author. Quotations from the text must be accompanied by the appropriate credits.

Search

55-11-97130-6102 Itu - São Paulo - Brasil