Livros Recomendados

A Mão Livre: a linguagem visual

A Mão Livre:
a linguagem visual

São incontáveis as imagens e mensagens que impactam o cotidiano das pessoas. Muito poderosas, elas transmitem mensagens de modo formal e informal. São emoções, sensações, ideias, valores e conceitos delineados e traduzidos em superfícies e espaços por meio de linhas, curvas, luz e sombra, texturas e cores: a linguagem visual. 

Para dominar o processo de transformar uma intenção específica numa imagem concreta, com harmonia e estética o estudo dessa linguagem é essencial para todo e qualquer profissional que cria imagens. Esse conhecimento também é importante para o leigo, que, cada vez mais, se comunica através de imagens, seja por fotografias, relatórios ou sua imagem pessoal e é afetado emocionalmente por milhares de imagens diariamente, sem o conhecimento para analisa-las racionalmente.

 

Por sentir falta de conteúdos que relacionassem a linguagem visual ao ato de desenhar, Philip Hallawell estudou os traços e obras de mestres como Da Vinci, Michelangelo e Rafael e descobriu sozinho alguns dos seus grandes segredos. Considerado um dos 5 maiores desenhistas vivos pelo crítico de arte inglês Bevis Hillier, Philip criou o próprio método para o ensino dessa arte, publicado agora em À Mão Livre | A linguagem visual, novo livro da Editora Senac São Paulo.

“Emoções, sensações e impressões contidas em uma imagem podem influenciar nossas atitudes, vida e até mesmo o nosso comportamento. São símbolos e signos que agem no nosso cérebro emocional, antes que ela seja compreendida racionalmente. Só podemos entender a mensagem de uma imagem a partir do momento em que estudamos a linguagem visual. Não há um sem o outro”, afirma Philip.

Para criar uma imagem, é necessário que um aluno perceba que a arte está além dos ensinos exatos acadêmicos e de técnicas. Está na expressão, na sensibilidade e na intuição, expressas na imagem que se quer transmitir, retratar. O estudo do desenho é o estudo da linguagem visual e não deve ser confundido com o desenhar. As palavras “desenho” e “design” são derivadas da palavra “desígnio”, sinônimo de intenção. É o estudo dos fundamentos com os quais se constrói uma imagem, seja abstrata ou formal. Não se obtém seu domínio, porém, somente pela teoria. É essencial a experiência visual pela observação, para aguçar a percepção visual e treinar o processo de transformar uma intenção numa imagem e não meramente representar o que se vê. Isso se aplica a todos que criam imagens, seja nas artes, nas artes aplicadas, na arquitetura e na imagem pessoal.

Indispensável para os admiradores da arte, artistas e estudantes das artes aplicadas e de arte, À Mão Livre | Linguagem visual é uma grande aula com o mestre Philip Hallawell

À MÃO LIVRE: A LINGUAGEM VISUAL
AUTOR: PHILIP HALLAWELL
EDITORA: SENAC SÃO PAULO
EDIÇÃO: 1 (14 de junho de 2017)



Logo-Visagismo-Vazado_Sem_Slogan250.png
ONDE ESTAMOS

Visagismo e Artes
Serviços e Empreendimentos Ltda.
Alameda Carolina, 528, 
Terras de São José, 
13306-410, Itu, SP
Tel 55-11-4024-3267 e 55-11-97130-6102
Email contato@visagismo.com.br 

Siga-nos

Copyright © 2021 Visagismo Philip Hallawell.

Design  Marco Almeida -  Development  Preziosi

Procurar

Visagismo e Artes Serviços e Empreendimentos Ltda.
Alameda Carolina, 528, Terras de São José, 13306-410, Itu, SP
Tel: 55-11-4024-3267 e Cel: 55-11-97130-6102
Email: contato@visagismo.com.br