A Autoimagem

A Autoimagem

A Autoimagem

A Autoimagem

A autoimagem é a imagem que temos de nós mesmos. Infelizmente, a maioria não tem noção ou consciência dela, especialmente quando é negativa. Pessoas com boa inteligência visual têm uma percepção aguçada, mas são uma minoria. Mesmo essas, provavelmente não sabem se sua imagem é a mais adequada.

A linguagem visual

Echo e Narcissus

por John William Waterhouse

O profissional de beleza deveria poder orientar as pessoas em tudo isso, mas, se ele não tiver domínio da linguagem visual e dos princípios do Visagismo Philip Hallawell, não saberá fazer uma análise apurada da imagem. Dependerá somente da sua intuição, e isso não é o suficiente para explicar o efeito que a imagem tem sobre outras pessoas e sobre o próprio cliente e apontar melhorias. Nem sempre a imagem, mesmo sendo bonita, é a mais adequada para o momento da pessoa.

Costumo dizer que, embora cercada de milhões de imagens, em revistas, na televisão, nas ruas e em todos os ambientes, a maioria das pessoas é “analfabeta visual”. São raras as pessoas que realmente conhecem essa linguagem (não só no Brasil, mas no mundo todo). As imagens, inclusive a pessoal, nos afetam e nos influenciam, sem que tenhamos consciência dos seus efeitos e consequências.

Mesmo assim, somos muito sensíveis a críticas. Ninguém gosta de ser informado de que não está bem visualmente, mesmo quando está insatisfeito com sua imagem. Isso acontece porque, intuitivamente, todos sabemos que a imagem pessoal é a expressão de quem somos e que a auto estima é ligada a ela.

É preciso ter muito tato e sensibilidade quando se faz a análise de um cliente. Apontar os pontos positivos e nunca criticar diretamente o corte, a cor ou o penteado é altamente recomendável. Ninguém deve impor uma imagem, nem a mãe ou pai de uma criança, porque isso significa em se projetar no outro. Lembre-se de que é a própria pessoa que terá de conviver com ela e com suas consequências e efeitos emocionais e psicológicos.

Por exemplo, digamos que você é uma mulher, que tem o formato de rosto retangular largo, olhos grandes, queixo bem definido e pele do tipo outono, e que está usando o cabelo num corte Chanel, de cor escura fria.

Você não sabe, provavelmente, que isso significa que é uma pessoa do tipo colérico, ou, ainda, que a cor do cabelo deveria ser quente e o corte está fazendo com que pareça fria, rígida e inacessível. A não ser que seu trabalho exija isso, é provável que não deseja causar essa impressão nos outros. Mas, como você gostaria de ser informado disso? Você não quer ser ofendido, humilhado ou diminuído.

Provavelmente, você não entenderá o que colérico significa. Aliás, pensará que está dizendo que é brava! Você quer que se diz algo sobre as qualidades que seu rosto expressa, algo como que parece ser uma pessoa forte e decidida, emotiva e que gosta de desafios. Pronto! O diálogo está engatinhado e você se sente à vontade para falar sobre o que aprecia em si, suas preferências, o que a incomoda, ou atrapalha, nas suas relações com os outros, no trabalho e na vida pessoal, e o que deseja acentuar, atenuar ou adicionar: enfim, o que deseja expressar pela sua imagem.

É neste ponto que se pode falar da sua imagem atual e apontar o que é inadequado, mas sempre explicando porque. Você também quer saber como o profissional pretende expressar o que você deseja. E quer que o seu profissional esteja aberto a mudanças sugeridas por você, e que respeite suas preferências.

Quando o Visagismo Philip Hallawell é usado corretamente, as pessoas percebem que o profissional está trabalhando com conhecimento, na busca de uma imagem que trará benefícios para elas, tanto estéticos, deixando-as mais belas, quanto psicológicos e emocionais, aumentando a autoestima e o bem-estar.

Por ₢Philip Hallawell

Logo-Visagismo-Vazado_Sem_Slogan250.png
Copyright © 2024 Visagism Philip Hallawell. Images and text are protected by copyright law and may not be used without the express authorisation of the author. Quotations from the text must be accompanied by the appropriate credits.

Search

55-11-97130-6102 Itu - São Paulo - Brasil