Transformações (11)

Sonia, que é casada, tem um temperamento basicamente colérico, mas não expressava a força, o entusiasmo e a determinação desse tipo de personalidade. Sentia-se apática e desmotivada. A cor vibrante, as linhas repicadas para fora do corte e a maquilagem criaram uma imagem poderosa, mas com leveza e dinamismo. 

Cor por Bia Bessa, e corte de Heleninha Komura.

Priscila trabalha com eventos, era noiva na época e casou recentemente. Precisava de uma imagem mais extrovertida, que revelasse seu lado sangüíneo, quase tão forte quanto seu lado melancólico. A imagem nova a proporcionou maior segurança em si, criatividade e dinamismo, através do corte com linhas para fora, e a cor e a maquilagem luminosas. A imagem foi reforçada em outras três ocasiões. Corte Elton Matos, cor e finalização Wyrleis Pimentel e Eduardo Andrade.

A personalidade da Vanessa é uma mistura de colérico com sangüíneo. Ela é casada, tem um filho e é representante comercial de produtos de beleza. Precisava de uma imagem que expressasse seu dinamismo, sua força, seu profissionalismo e sua modernidade. O design das sobrancelhas levantou o olhar, a cor e o corte do cabelo deu mais movimento, dinamismo e alegria à sua imagem e o conjunto expressa força.

A cor e o corte por Alexandre Zucker Coelho
Design de sobrancelhas e maquilagem por Marina Honda.

Priscilla Herrerias é atriz. Seu temperamento é basicamente melancólico, com alguns aspectos coléricos e sangüíneos. Por isso, não era indicado fazer uma transformação muito extrovertida, mas era necessário criar uma imagem que revelasse sua criatividade e sua modernidade. A forma arredondada do corte com linhas para dentro preservaram a imagem de uma pessoa centrada, mas a cor, as mechas e o corte repicado contrastam com a forma, revelando um lado mais aberto e criativo de sua personalidade. Corte e cor por André Mateus, sobrancelha e maquilagem por Eduardo Andrade.

Edileusa trabalha em hotelaria e faz um curso de corte de cabelo. Ela é fortemente sangüínea, com inclinações melancólicas. O cabelo tingido de preto, cheio, com ondulações, cria uma imagem pesada, que a influencia negativamente, deixando-a triste e desanimada, quase fleumática.

Não houve como trabalhar a cor do cabelo. Isso e o design definitivo das sobrancelhas foram feitas em sessões posteriores. Mas o corte repicado proporcionou leveza e maior senso de agilidade à sua imagem, fazendo aparecer suas características sangüíneas.

Corte por Paulo Ricardo Almeida, design de sobrancelha Eduardo Andrade, finalização Wyrleis Pimentel.

Rodrigo é uma criança com temperamento predominantemente colérico, mas com aspectos melancólicos e sangüíneos. Na primeira fotografia, seu lado colérico está sendo exposto, porque o formato do cabelo é quadrado e a franja também. Na segunda fotografia sua imagem é mais melancólica e isso se espelhou no seu comportamento, muito mais introvertido e meticuloso. A franja e o formato do cabelo são curvas e o penteado organizado. Na terceira fotografia, o seu lado sangüíneo, leve e brincalhão foi exposto, pelo movimento aleatório, espetado e irregular das mechas. Os penteados foram feitos pela sua própria mãe Cláudia Ferreira, com base nos conceitos do visagismo, adquiridos nos cursos de Philip Hallawell.

Este trabalho foi feito pela Lígia Gonçalves Lima, proprietária do Studio Liz, em Barbacena. O conhecimento do visagismo foi fundamental para que pudesse convencê-la a realizar o trabalho, porque sua auto-estima estava tão baixa que não acreditava em nenhuma solução. Veja o depoimento da Lígia sobre essa transformação.

"Preste atenção na cara de felicidade dessa moça depois do trabalho realizado. Antes ela era a imagem da tristeza.

Ela chorava a todo momento enquanto realizávamos o trabalho, que levou mais de 5 horas, pois é minucioso. Isso porque antes já háviamos feito tratamentos profundos para dar condições ao cabelo de receber a química.

Ela abraçava a gente e chorava, agradecia... e ainda completou: - "Eu pago o que for preciso para manter esse cabelo...", ou seja, essa imagem...

Ela é camareira de um hotel simples, mas está disposta a manter o trabalho, pois o que sentimos é que ela se achou de fato nessa imagem, que era tudo o que ela queria ou buscava.

No final, estávamos todos chorando e tocados, pois a felicidade dela era imensa. Ela colocou pra fora sua alegria que estava "entulhada" por causa daquele cabelo, e contagiou a todos." (Lígia Lima)

O rosto da Lídia é hexagonal, com a lateral reta, o nariz e a testa proeminentes e os olhos levemente caídos. A pele é quente, do tipo primavera (dourada). Essas características apontam que é extrovertida na sua expressão, que impõe seu pensamento, mas que é fechada e cuidadosa emocionalmente. A imagem anterior acentuava seu lado introvertido e a cor de fundo do cabelo, por ser fria, não estava valorizando sua pele. O resultado era uma imagem triste e fechada, que a envelhecia. Como ela é educadora, queria uma imagem que a deixava mais accessível, mas que mantivesse uma certa seriedade. O corte levemente triangular (invertido), seu movimento e as luzes mais douradas, num fundo de cor quente, revelaram seus aspectos extrovertidos e comunicativos, sem tirar sua credibildade e autoridade.

"Michele estava terminando um curso de personal stylist e se preparando para uma viagem para a Itália, onde faria outro curso.

É casada e tem um filho. Precisava de uma imagem que conferisse credibilidade, mas ao mesmo tempo que fosse moderna e jovial.

Também era necessário que a imagem tivesse linhas direcionadas para fora, para expressar seu temperamento extrovertido e ajudá-la a ficar antenada, e linhas para dentro, para ajudá-la a concentrar e estudar. Sua pele é do tipo primavera, então a cor escolhida foi quente em tons de loiro e mel."

Corte: Rudi Werner (Werner Cioffure, RJ)
Coloração: André Mateus (Cabelaria, SP)
Maquilagem: Lígia Lima

"Recém formada em direito, essa moça precisava de uma imagem que lhe conferisse credibilidade, tirando seu ar juvenil, inadequado para essa nova etapa da vida. O corte, na altura dos ombros, expressa maturidade e independência, enquanto as linhas do corte repicado, viradas para fora, as mechas douradas e a franja em diagonal exprimem dinamismo, alegria e juventude."

Cabelo, coloração e maquilagem: Suemar Borba e Equipe Su Beauty, Goiânia

Este é um trabalho feito por vários visagistas trabalhando em conjunto. Bernardo queria uma imagem que expressasse mais força e determinação, para ganhar mais credibilidade, mas sem perder seu lado alegre e extrovertido. Seu rosto é retangular, os olhos são fundos, as sobrancelhas retas e o queixo quadrado, características que indicam um temperamento colérico. Por outro lado, a testa inclinada e o nariz pronunciado revelam um lado sanguíneo. A boca tem aspectos coléricos (dentes retangulares e fortes) e sanguíneos (boca larga e expressiva).

O trabalho começou na odontologia, onde houve a mudança mais significativa. Os incisivos centrais superiores estavam virados para dentro, o que passa a impressão de uma pessoa introvertida e que não consegue se impor. Dr. Bráulio alinhou os dentes e aumentou o tamanho dos incisivos laterais, transformando o sorriso para que expressasse confiança e força.

A Ligia cortou o cabelo num formato retangular e criou um topete, para acentuar suas características de força, mas deixou ondulações para que não passasse rigidez e a Déa sugeriu roupas descontraídas e soltas para expressar jovialidade e dinamismo, mas as linhas retas da jaqueta preservam a imagem de confiabilidade.

Observe que Edson, o fotógrafo, que também é visagista, criou uma composição com linhas inclinadas, mas que a estrutura principal é retangular e o Bernardo olha diretamente para a câmera.

Cabelo: Magno Jafé "Grilo"
Odontologia estética: Dr. Bráulio Paolucci
Consultoria de moda: Déa Sad Grossi (Scenarium)
Fotografia: Edson e Juliana Soares Fotografia

Alterar seu perfil

Login com Facebook