Chic(érrimo) – Moda e Etiqueta em Novo Regime

Gloria Kalil celebra a civilidade em "Chic[érrimo]". É o terceiro de seus livros sobre moda e o primeiro sobre etiqueta, esta entendida como uma nova ética, um modo de compreender aquele que o filósofo Jean-Paul Sartre qualificou um dia como infernal: o Outro. Para Glorinha, o Outro é a chave de tudo: se soubermos olhá-lo, respeitá-lo em suas diferenças, estaremos construindo, para nós mesmos, se não um Paraíso, um excelente lugar onde viver.

Neste livro, as celebridades são convidadas a trancar no armário a arrogância e a futilidade, para o bem dos outros e para seu próprio bem. Melhor "ser" uma celebridade do que apenas "estar"... Comedimento, civilidade e cultura valem para todos, até mesmo para os narcisos e os esnobes que habitam em nós. Glorinha faz verdadeiro manifesto contra o esnobismo tão comum na vida de hoje, como por exemplo na atitude de muitos que circulam pelas lojas de departamento sofisticadas e pretensiosas: "Você tem o direito de entrar, experimentar, examinar, desconfiar, pedir opinião, refugar ou aceitar", ela defende: "E até de devolver, algumas horas depois, por puro arrependimento."

"Chic[érrimo]" é um libelo contra a preocupação excessiva e narcisista do homem moderno com os valores exteriores. Para Glorinha, é hora de equilibrar uma aparência exterior com valores realmente estáveis - como ser bem educado e ter estilo, além de ser apenas bonito, famoso e bem vestido

Informações adicionais

  • Autor: Glória Kalil
  • Editora: Codex

Deixe um comentário

As informações assinaladas com (*) são obrigatórias.

Alterar seu perfil

Login com Facebook