À Mão Livre – A Linguagem e as Técnicas do Desenho

Esta edição inclui os dois livros da série À Mão Livre. Escrevi o primeiro porque não encontrava nenhum outro que continha todas as informações necessárias para qualquer pessoa aprender a linguagem visual - o desenho. Aqui, mostro como todos os elementos, que são usados para criar imagens, funcionam e mostro como aplicá-los ao desenho de observação. Para aprender a desenhar, basta desenhar muito de observação, seguindo os ensinamentos do livro. Mas é importante salientar que um bom professor facilitará o seu trabalho.

O livro é dividido em três partes: os fundamentos do desenho, o processo criativo e o desenho da figura humana.

O desenho é mais do que riscos sobre o papel: é a base de qualquer tipo de imagem e de toda atividade visual. É a linguagem relativa à Inteligência Visual-Espacial. Através do desenho aprende-se como funcionam as imagens, e no mundo moderno é muito importante saber lidar com o universo visual.

O desenho também é um instrumento educacional poderoso para desenvolver a percepção visual, estimular os atributos do lado direito do cérebro e ainda trabalhar a expressão e criatividade.

Portanto, o livro será de muita utilidade para qualquer pessoa que deseja saber como as imagens funcionam e são criadas e, especialmente, para qualquer pessoa que deseja trabalhar com a imagem, seja ela artista plástica, fotografa, designer, arquiteta ou de qualquer outra área relacionada à imagem.

O livro é ilustrado com mais de 100 desenhos feitos pelo autor especialmente para o livro e por obras do autor, de grandes mestres e de artistas contemporâneos.

O segundo livro complementa o primeiro da série, mostrando todas as técnicas de desenho e os materiais necessários para dominá-las.

Os fundamentos do desenho e as técnicas são as ferramentas que o artista precisa conhecer e dominar para poder exercer sua criatividade. Neste livro, mostro como desenvolver uma linguagem própria, investigando e pesquisando os recursos de cada técnica de desenho: lápis, nanquim, carvão, pastel seco e oleoso, aquarela, guache, aerógrafo e colagem. Também discute-se a ilustração e a computação gráfica.

O livro é fartamente ilustrado com trabalhos feitos pelo autor e contém 50 reproduções em cores de obras de diversos artistas de diferentes estilos, que exemplificam a aplicação dos recursos das técnicas de desenho no desenvolvimento de uma linguagem pessoal.

Informações adicionais

  • Autor: Philip Hallawell
  • Editora: Melhoramentos

Deixe um comentário

As informações assinaladas com (*) são obrigatórias.

Alterar seu perfil

Login com Facebook