O Visagismo aplicado à Fonoaudiologia

Escrito por  Thayse Bienert Goetze
Avalie este item
(1 Votar)

Na Fonoaudiologia trabalha-se tanto com a voz como com a imagem. Os tratamentos podem resultar em mudanças na voz e na imagem e, consequentemente, no senso de identidade do paciente. São mudanças que têm um impacto profundo sobre seu equilíbrio emocional e psicológico e sobre seus relacionamentos e muitas vezes o profissional não está preparado para atuar de forma consistente com isso, especialmente no tocante à imagem.

O conceito de Visagismo criado por Philip Hallawell, bastante esclarecido no curso ministrado por ele, parte do princípio que o rosto é o principal elemento que define a identidade de uma pessoa e que qualquer mudança que se faça ao rosto muda o senso de identidade. Por isso justifica-se a importância do trabalho conjunto do visagista com o Fonoaudiólogo, cada um com a riqueza do seu saber e com esse diferencial acaba por se destacar no mercado, que é exigente e busca sempre um profissional qualificado.

A forma de comunicação como um todo e a expressão corporal são preceitos básicos estudados na Fonoaudiologia e a forma de expressão é algo individual e que muitas vezes não está de acordo com a imagem que a pessoa quer passar.

No trabalho com a voz, a mudança, que muitas vezes é por uma questão de saúde e não simplesmente por questões estéticas ou psicológicas, resulta em que o paciente não se reconheça mais e passa a enfrentar dificuldades com essa mudança. Sua imagem vocal muda tanto para ele quanto para as pessoas com quem ele se comunica. No trabalho com distúrbios da fala, por exemplo, o paciente que "se acostumou" a falar de determinada forma, quando "curado", não consegue se perceber com a mudança e constantemente não se reconhece no discurso, muitas vezes abandonando o tratamento sem saber o porquê disso.

Em relação à Estética facial, o Fonoaudiólogo é um profissional que se destaca, pois é o único apto a trabalhar as funções estomatognáticas. É recente e crescente a inserção do Fonoaudiólogo nesta área, por conhecer profundamente a musculatura orofacial e abordar também as funções de mastigação, deglutição, respiração e fala, que, quando alteradas, podem contribuir para as marcas na face indo além do trabalho com a musculatura. Acrescentar o conhecimento do Visagismo neste trabalho é fundamental, pois a musculatura é modificada e, consequentemente a imagem sofre mudanças estruturais, que podem resultar na alteração do formato do rosto e das feições.

Tudo isso afeta profundamente o senso de identidade do paciente, por isso é importante conhecer o temperamento dele para garantir uma melhor aderência ao tratamento. Um dos fundamentos mais importantes do Visagismo Philip Hallawell é saber o que as linhas e as formas expressam. Com esse conhecimento faz-se a leitura do formato e das feições do rosto e interpreta-se o que essas características expressam do temperamento. Fornecer essas informações ao paciente facilita decidir o que deseja passar através da sua imagem e, a partir dessas escolhas, o profissional consegue discernir o que é adequado ou não no tratamento e adaptar as necessidades funcionais às estéticas.


Finalmente, o Visagismo Philip Hallawell capacita o Fonoaudiólogo a ter uma visão holística da imagem e a apontar outras mudanças que complementam seu trabalho. O estabelecimento de parcerias com visagistas de outras áreas proporciona ao seu paciente a adequação de sua imagem em que todos os elementos estão em harmonia e de acordo com seu senso de identidade.


Por isso aliando o conhecimento do visagismo à fonoaudiologia, o profissional se torna mais completo e com a capacidade de entender melhor e auxiliar nos processos de mudança que o paciente está buscando.

 

Thayse Bienert Goetze

Fonoaudióloga visagista, certificada pelo Centro de Visagismo Philip Hallawell, Pós-graduada em Gestão da Educação/PUCRS, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Patologia UFCSPA e Coordenadora Curso Técnico em Imagem Pessoal - Química e Cosmética. Porto Alegre/RS

Deixe um comentário

As informações assinaladas com (*) são obrigatórias.

Alterar seu perfil

Login com Facebook