"Michele estava terminando um curso de personal stylist e se preparando para uma viagem para a Itália, onde faria outro curso.

É casada e tem um filho. Precisava de uma imagem que conferisse credibilidade, mas ao mesmo tempo que fosse moderna e jovial.

Também era necessário que a imagem tivesse linhas direcionadas para fora, para expressar seu temperamento extrovertido e ajudá-la a ficar antenada, e linhas para dentro, para ajudá-la a concentrar e estudar. Sua pele é do tipo primavera, então a cor escolhida foi quente em tons de loiro e mel."

Corte: Rudi Werner (Werner Cioffure, RJ)
Coloração: André Mateus (Cabelaria, SP)
Maquilagem: Lígia Lima

"Recém formada em direito, essa moça precisava de uma imagem que lhe conferisse credibilidade, tirando seu ar juvenil, inadequado para essa nova etapa da vida. O corte, na altura dos ombros, expressa maturidade e independência, enquanto as linhas do corte repicado, viradas para fora, as mechas douradas e a franja em diagonal exprimem dinamismo, alegria e juventude."

Cabelo, coloração e maquilagem: Suemar Borba e Equipe Su Beauty, Goiânia

Este é um trabalho feito por vários visagistas trabalhando em conjunto. Bernardo queria uma imagem que expressasse mais força e determinação, para ganhar mais credibilidade, mas sem perder seu lado alegre e extrovertido. Seu rosto é retangular, os olhos são fundos, as sobrancelhas retas e o queixo quadrado, características que indicam um temperamento colérico. Por outro lado, a testa inclinada e o nariz pronunciado revelam um lado sanguíneo. A boca tem aspectos coléricos (dentes retangulares e fortes) e sanguíneos (boca larga e expressiva).

O trabalho começou na odontologia, onde houve a mudança mais significativa. Os incisivos centrais superiores estavam virados para dentro, o que passa a impressão de uma pessoa introvertida e que não consegue se impor. Dr. Bráulio alinhou os dentes e aumentou o tamanho dos incisivos laterais, transformando o sorriso para que expressasse confiança e força.

A Ligia cortou o cabelo num formato retangular e criou um topete, para acentuar suas características de força, mas deixou ondulações para que não passasse rigidez e a Déa sugeriu roupas descontraídas e soltas para expressar jovialidade e dinamismo, mas as linhas retas da jaqueta preservam a imagem de confiabilidade.

Observe que Edson, o fotógrafo, que também é visagista, criou uma composição com linhas inclinadas, mas que a estrutura principal é retangular e o Bernardo olha diretamente para a câmera.

Cabelo: Magno Jafé "Grilo"
Odontologia estética: Dr. Bráulio Paolucci
Consultoria de moda: Déa Sad Grossi (Scenarium)
Fotografia: Edson e Juliana Soares Fotografia
fig01 tn espaco      No final do século XIX, o arquiteto Louis Sullivan estabeleceu um conceito que mudou radicalmente a arquitetura e todas as outras artes aplicadas. Esse conceito é resumido na sua célebre frase "a forma sempre segue a função." Em 1918, a escola de artes Bauhaus foi fundada sobre esse princípio, por Walter Gropius e um influente grupo de artistas, e seus ensinamentos mudaram definitivamente toda a área de artes visuais, desde as Belas Artes ao Design.

espaco

fig02 tn      Essa frase significa que é preciso pensar para que ou quem a imagem serve, antes de se pensar no que será bonito ou esteticamente agradável. Há casas muita bonitas, mas desconfortáveis, escritórios lindos, mas nada funcionais. Há xícaras belas, mas difíceis de segurar. E vemos cortes e penteados belíssimos, que, mesmo deixando a pessoa bonita, não são adequados. Por exemplo, uma jovem médica pode ficar linda com cabelos esvoaçantes, mas não despertará muita confiança em sua competência.
Quando se pensa primeiro na função, esta determinará como a imagem deve ser criada, para ser adequada, sem deixar de ser bela.
A palavra visagisme, derivada de visage, que, em francês, significa rosto, é o nome que Fernand Aubry criou, em 1937, para a arte de criar uma imagem pessoal personalizada, segundo esse mesmo conceito. É importante ressaltar que o conceito do visagismo existe há milênios. Muitos indivíduos se destacaram por ter uma imagem personalizada e qualquer estilo é primeiro uma manifestação individual. As culturas africanas e muitas indígenas sempre aplicavam esse conceito; a imagem de um indivíduo é criada de acordo com seu guia, um orixá, no caso dos africanos, ou um animal, no caso dos índios americanos. No entanto, nas culturas ocidentais e orientais, a estilização da imagem era uniformizada e seguia padrões estabelecidos por uma elite. No início do século XX, pessoas pertencentes às elites culturais procuravam se diferenciar, pelo estilo, das elites de poder. Como que um artista, com convicções socialistas e uma visão de mundo materialista poderia ter uma imagem semelhante à de um membro duma elite centralizadora, conservadora e católica? Usando sua intuição e sensibilidade artística, Aubry começou a atender essas necessidades.
Pouco se sabe dos seus métodos, porque não deixou nenhum livro, mas a idéia de criar uma imagem despadronizada e personalizada cresceu ao longo do século. Parece claro que a personalização tinha um enfoque estético, harmonizando o cabelo e maquiagem com os traços físicos, e não incluía a expressão da personalidade do cliente, mas, aos poucos, a sociedade se abria à expressão individual, especialmente nos anos 60 em Londres com o trabalho de Vidal Sassoon. Cada vez mais se contestava a imposição da beleza idealizada e falava-se em expressar a “beleza interior”. Nunca foi possível, ao cabeleireiro e ao maquilador, aplicar esse conceito totalmente, porque lhes faltavam algumas informações essenciais, principalmente sobre a linguagem visual, e um método eficaz. Meu livro, Visagismo: harmonia e estética (Ed. Senac-SP) é o primeiro que mostra como essa linguagem se aplica à arte de criar uma imagem pessoal. Com esse conhecimento, o profissional tem mais liberdade de criar, porque não mais depende unicamente de sua intuição e inteligência visual.

espaco

fig03 tn      Muitas pessoas, ao longo dos últimos 75 anos, foram responsáveis pelo fortalecimento do visagismo.
Wilhelm Ostwald (1853-1932), ganhador do prêmio Nobel em química, criou o duplo cone de cor, um sistema que permite classificar as cores com grande precisão. A estrela de cor (Color Star), criada pelo artista e professor da Bauhaus, Johannes Itten (1888-1967), é derivada do duplo cone. Ambos trabalhavam com as teorias de Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832) e o conceito de que a cor tem expressão. Itten também descobriu que havia uma relação entre as cores que seus alunos usavam e a cor da pele. Ele percebeu que cada aluno pintava com uma determinada cor mais do que outra e que essa cor se assemelhava à cor da sua pele e tinha relação com seu temperamento. Por exemplo, quem pintava com cores quentes, tinha um tom de pele quente e uma personalidade emotiva.

espaco

fig04 tn      Isso levou Robert Dorr a criar o Color Key System, que revolucionou a indústria de cosméticos, por classificar as peles em quentes ou frias. Suzanne Caygill (1911-1994) fez a mais profunda pesquisa de cores de pele, identificando 32 tipos, nos anos 40 e criou a Suzanne Caygill Academy of Color e escreveu Color: The Essence of You (Celestial Arts, Millbrae USA, 1980), infelizmente fora de catálogo. Para simplificar o uso da cor e identificar o tipo de pele, desde então as peles estão classificadas em quatro "estações": primavera, verão, outono e inverno, como explica o livro de Berenice Kentner Color Me A Season.
Quem mais difundiu o conceito do visagismo nos últimos anos foi Claude Juillard, co-autor do livro Formes et Couleurs (Solar, Paris, 1999), com Brigitte Gautier, mas antes dele, várias outras pessoas se dedicaram a manter esse conceito vivo. Foi o primeiro a criar um método, baseado na análise do comportamento (linguagem corporal) e nas características físicas. Foi um avanço grande, mas ainda limitado à percepção de como uma pessoa está e não de quem ela é.

espaco

fig05 tn      No entanto, o ensino do visagismo tem se restringido à identificação dos formatos (formes) do rosto e dos tons de pele (couleurs). A linguagem visual e a análise da personalidade são abordadas de maneira intuitiva e, infelizmente, há uma tendência de padronizar as soluções. Tive acesso a várias apostilas de cursos de visagismo que estabelecem regras, quando investigam as soluções. (Por exemplo, sentenciam: num rosto retangular ou quadrado, nunca se deve usar linhas verticais ou horizontais.) Isso revela que continuam abordando a construção da imagem pessoal exclusivamente pela estética (a forma), sem a análise da função.
Quanto a essa regra, vale dizer que, embora linhas verticais e horizontais endureçam rostos retangulares e quadrados, há ocasiões quando isso é desejável, como nas Forças Armadas.
Portanto, muitos vêem o visagismo meramente como uma técnica, baseado em regras que levam de novo a uma padronização e, por isso, o rejeitam.
Para mim, o visagismo é um conceito, que só pode ser aplicado a partir de uma consultoria e com conhecimento profundo da linguagem visual, sabendo analisar tanto as características físicas (formas de rostos, tons de peles e feições) quanto à personalidade, e liberando a criatividade, sem se prender a fórmulas ou regras.
O livro Visagismo: harmonia e estética é ainda o único sobre o assunto no mundo. Estabelece as bases da individualização da imagem pessoal de acordo com a personalidade, estilo de vida, posição social e características físicas. Explica o funcionamento da linguagem visual, como entender o que uma imagem expressa e como identificar as características físicas de uma pessoa. Em 2009 lançarei o segundo, Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza,também pela Editora Senac São Paulo, em que explico como exercer a arte do visagismo utilizando o método que criei.
Esse método foi criado a partir da associação de conhecimentos de quatro áreas de estudo científico: a linguagem visual, a psicologia, a ciência cognitiva e a antropologia. Na área da psicologia engloba a teoria de símbolos arquetípicos, do psicólogo Carl Jung, estudos sobre identidade, personalidade e temperamento, e técnicas de indução à reflexão e à criação de conceitos, desenvolvidos para estimular a criatividade. A identificação dos símbolos arquetípicos nas estruturas da imagem pessoal – nos formatos do rosto das feições e do formato do cabelo e nas linhas que compõem as feições da face e os cabelos – permite fazer uma leitura do que a imagem pessoal como um todo expressa e o que a face revela do temperamento. Trabalhos na área da ciência cognitiva, vistas à luz dessa percepção, indicam que imagens provocam reações emocionais, antes que possam ser analisadas racionalmente, o que explica porque a imagem pessoal tem tanta influência na auto-estima, no comportamento, no estado psicológico e emocional e nas relações com outras pessoas.
O visagista, que trabalha com meu método, usa essa leitura para fazer a consultoria e ajudar seu cliente a estabelecer uma intenção para sua imagem.
Profissionais de diversas áreas podem usar esse método e aplicar o visagismo nos seus trabalhos. Isso já acontece na odontologia estética, na medicina estética, na moda, no design de interiores e na arquitetura, na psicologia do trabalho e no gerenciamento de equipes.

Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

Legenda da foto: Este é um trabalho feito baseado nos conceitos do visagismo. Houve um intervalo de 18 meses entre a primeira transformação, realizada por Tony Gandra, e a segunda, realizada por Heleninha, Suemi Tanaka e Fátima Monteiro, período em que aconteceram muitas mudanças que exigiram uma nova imagem.

A carreira de Philip Hallawell em fotos

 

espaco
1951 Figura 01
Philip Desenhando em seu Ateliê

1958 Figura 02
Philip aos 8 anos

1965 Figura 03
Auto-retrato de Philip com 14 anos

1968 Figura 04
Cartão de Identificação de Philip em Haverford, 1968.

1972 Figura 05
Philip e Sonia em Londres

1974 Figura 06
Foto de Casamento com Sonia

1975 Figura 07
Convite de exposição

1976 Figura 08
Philip na Galeria André durante 1ª exposição

1977 Figura 09
Catálogo exposição André galeria

1980 Figura 10
"Reino do Medo I" Obra exposta na fundação Joan Miró

1983 Figura 11
Philip dando aula no Liceu de Artes e Ofícios

1990 Figura 12
"Helena de Tróia 1", obra da série Ilíada, óleo sobre tela

1994 Figura 13
Lançamento do livro "À Mão Livre - A Linguagem do Desenho"
Figura 14
Philip durante as gravações da série "À Mão Livre" na TV Cultura.

1996 Figura 15
Workshop em Presidente Prudente

1998 Figura 16
Capa do CD-ROM "À Mão Livre".

1999 Figura 17
Workshop em Piracicaba

2000 Figura 18
Workshop no seu Ateliê

2001 Figura 19
Workshop de criatividade, Eceme, Rio de Janeiro

2003 Figura 20
Lançamento do livro Visagismo: Harmonia e Estética (Ed. SENAC), atualmente na 2ª edição.

Poucas pessoas possuem mais experiência no campo de beleza do que Jacques e Janine, fundadores da rede Jacques Janine, com 55 lojas que são verdadeiras boutiques de embelezamento. Janine, atuando há 47 anos, tornou-se um ícone da mulher que sabe se cuidar e se embeleza por dentro e por fora.

Informações adicionais

  • Autor Janine Goossens
  • Editora Harbra

Este livro aborda conceitos para a definição de estilo, fala sobre as diferenças entre estilos e moda e a importância da aparência na auto-estima e convivência social.

Informações adicionais

  • Autor Glória Kalil
  • Editora Senac-SP

JORNAIS E REVISTAS - Artes Plásticas:

Jacob Klintowitz - Jornal da Tarde SP

Olney Krüse - Jornal da Tarde SP

Ernestina Karmann - Folha da Tarde SP

Radha Abramo - Casa Vogue e Última Hora SP

Olívio Tavares de Araújo - Revista Veja

Moacyr Japiassú - Revista Isto É

Adones de Oliveira - O Estado de São Paulo

Maria Silva - A Gazeta SP

Geraldo Edson de Andrade - IpanemAgora RJ

Antonio Zago - Revista Status

Roberto Pontual - Jornal do Brasil RJ

Paulo Klein - Diário do Grande ABC SP

Baby Garroux - Diário de São Paulo

Telmo Martino - Jornal da Tarde SP

Marie Chantal - Shopping News SP

Denise Lima - Veja Interior SP

Estella Jordão de Barros - Folha da Tarde SP

Revista Boavida, Itu

Revista World Panorama, Bulgária


COLEÇÕES

Museu de Arte de São Paulo.

Museu de Arte Moderna de São Paulo.

SESC.

Pinacoteca da Editora Abril, São Paulo.

Lord Palace Hotel, São Paulo.

TV Cultura, São Paulo.

Coleções particulares no Brasil, Canadá, na Inglaterra, França, Itália, nos Estados Unidos e em Israel.

"Michele estava terminando um curso de personal stylist e se preparando para uma viagem para a Itália, onde faria outro curso.

É casada e tem um filho. Precisava de uma imagem que conferisse credibilidade, mas ao mesmo tempo que fosse moderna e jovial.

Também era necessário que a imagem tivesse linhas direcionadas para fora, para expressar seu temperamento extrovertido e ajudá-la a ficar antenada, e linhas para dentro, para ajudá-la a concentrar e estudar. Sua pele é do tipo primavera, então a cor escolhida foi quente em tons de loiro e mel."

Corte: Rudi Werner (Werner Cioffure, RJ)
Coloração: André Mateus (Cabelaria, SP)
Maquilagem: Lígia Lima

"Recém formada em direito, essa moça precisava de uma imagem que lhe conferisse credibilidade, tirando seu ar juvenil, inadequado para essa nova etapa da vida. O corte, na altura dos ombros, expressa maturidade e independência, enquanto as linhas do corte repicado, viradas para fora, as mechas douradas e a franja em diagonal exprimem dinamismo, alegria e juventude."

Cabelo, coloração e maquilagem: Suemar Borba e Equipe Su Beauty, Goiânia

Este é um trabalho feito por vários visagistas trabalhando em conjunto. Bernardo queria uma imagem que expressasse mais força e determinação, para ganhar mais credibilidade, mas sem perder seu lado alegre e extrovertido. Seu rosto é retangular, os olhos são fundos, as sobrancelhas retas e o queixo quadrado, características que indicam um temperamento colérico. Por outro lado, a testa inclinada e o nariz pronunciado revelam um lado sanguíneo. A boca tem aspectos coléricos (dentes retangulares e fortes) e sanguíneos (boca larga e expressiva).

O trabalho começou na odontologia, onde houve a mudança mais significativa. Os incisivos centrais superiores estavam virados para dentro, o que passa a impressão de uma pessoa introvertida e que não consegue se impor. Dr. Bráulio alinhou os dentes e aumentou o tamanho dos incisivos laterais, transformando o sorriso para que expressasse confiança e força.

A Ligia cortou o cabelo num formato retangular e criou um topete, para acentuar suas características de força, mas deixou ondulações para que não passasse rigidez e a Déa sugeriu roupas descontraídas e soltas para expressar jovialidade e dinamismo, mas as linhas retas da jaqueta preservam a imagem de confiabilidade.

Observe que Edson, o fotógrafo, que também é visagista, criou uma composição com linhas inclinadas, mas que a estrutura principal é retangular e o Bernardo olha diretamente para a câmera.

Cabelo: Magno Jafé "Grilo"
Odontologia estética: Dr. Bráulio Paolucci
Consultoria de moda: Déa Sad Grossi (Scenarium)
Fotografia: Edson e Juliana Soares Fotografia
fig01 tn espaco      No final do século XIX, o arquiteto Louis Sullivan estabeleceu um conceito que mudou radicalmente a arquitetura e todas as outras artes aplicadas. Esse conceito é resumido na sua célebre frase "a forma sempre segue a função." Em 1918, a escola de artes Bauhaus foi fundada sobre esse princípio, por Walter Gropius e um influente grupo de artistas, e seus ensinamentos mudaram definitivamente toda a área de artes visuais, desde as Belas Artes ao Design.

espaco

fig02 tn      Essa frase significa que é preciso pensar para que ou quem a imagem serve, antes de se pensar no que será bonito ou esteticamente agradável. Há casas muita bonitas, mas desconfortáveis, escritórios lindos, mas nada funcionais. Há xícaras belas, mas difíceis de segurar. E vemos cortes e penteados belíssimos, que, mesmo deixando a pessoa bonita, não são adequados. Por exemplo, uma jovem médica pode ficar linda com cabelos esvoaçantes, mas não despertará muita confiança em sua competência.
Quando se pensa primeiro na função, esta determinará como a imagem deve ser criada, para ser adequada, sem deixar de ser bela.
A palavra visagisme, derivada de visage, que, em francês, significa rosto, é o nome que Fernand Aubry criou, em 1937, para a arte de criar uma imagem pessoal personalizada, segundo esse mesmo conceito. É importante ressaltar que o conceito do visagismo existe há milênios. Muitos indivíduos se destacaram por ter uma imagem personalizada e qualquer estilo é primeiro uma manifestação individual. As culturas africanas e muitas indígenas sempre aplicavam esse conceito; a imagem de um indivíduo é criada de acordo com seu guia, um orixá, no caso dos africanos, ou um animal, no caso dos índios americanos. No entanto, nas culturas ocidentais e orientais, a estilização da imagem era uniformizada e seguia padrões estabelecidos por uma elite. No início do século XX, pessoas pertencentes às elites culturais procuravam se diferenciar, pelo estilo, das elites de poder. Como que um artista, com convicções socialistas e uma visão de mundo materialista poderia ter uma imagem semelhante à de um membro duma elite centralizadora, conservadora e católica? Usando sua intuição e sensibilidade artística, Aubry começou a atender essas necessidades.
Pouco se sabe dos seus métodos, porque não deixou nenhum livro, mas a idéia de criar uma imagem despadronizada e personalizada cresceu ao longo do século. Parece claro que a personalização tinha um enfoque estético, harmonizando o cabelo e maquiagem com os traços físicos, e não incluía a expressão da personalidade do cliente, mas, aos poucos, a sociedade se abria à expressão individual, especialmente nos anos 60 em Londres com o trabalho de Vidal Sassoon. Cada vez mais se contestava a imposição da beleza idealizada e falava-se em expressar a “beleza interior”. Nunca foi possível, ao cabeleireiro e ao maquilador, aplicar esse conceito totalmente, porque lhes faltavam algumas informações essenciais, principalmente sobre a linguagem visual, e um método eficaz. Meu livro, Visagismo: harmonia e estética (Ed. Senac-SP) é o primeiro que mostra como essa linguagem se aplica à arte de criar uma imagem pessoal. Com esse conhecimento, o profissional tem mais liberdade de criar, porque não mais depende unicamente de sua intuição e inteligência visual.

espaco

fig03 tn      Muitas pessoas, ao longo dos últimos 75 anos, foram responsáveis pelo fortalecimento do visagismo.
Wilhelm Ostwald (1853-1932), ganhador do prêmio Nobel em química, criou o duplo cone de cor, um sistema que permite classificar as cores com grande precisão. A estrela de cor (Color Star), criada pelo artista e professor da Bauhaus, Johannes Itten (1888-1967), é derivada do duplo cone. Ambos trabalhavam com as teorias de Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832) e o conceito de que a cor tem expressão. Itten também descobriu que havia uma relação entre as cores que seus alunos usavam e a cor da pele. Ele percebeu que cada aluno pintava com uma determinada cor mais do que outra e que essa cor se assemelhava à cor da sua pele e tinha relação com seu temperamento. Por exemplo, quem pintava com cores quentes, tinha um tom de pele quente e uma personalidade emotiva.

espaco

fig04 tn      Isso levou Robert Dorr a criar o Color Key System, que revolucionou a indústria de cosméticos, por classificar as peles em quentes ou frias. Suzanne Caygill (1911-1994) fez a mais profunda pesquisa de cores de pele, identificando 32 tipos, nos anos 40 e criou a Suzanne Caygill Academy of Color e escreveu Color: The Essence of You (Celestial Arts, Millbrae USA, 1980), infelizmente fora de catálogo. Para simplificar o uso da cor e identificar o tipo de pele, desde então as peles estão classificadas em quatro "estações": primavera, verão, outono e inverno, como explica o livro de Berenice Kentner Color Me A Season.
Quem mais difundiu o conceito do visagismo nos últimos anos foi Claude Juillard, co-autor do livro Formes et Couleurs (Solar, Paris, 1999), com Brigitte Gautier, mas antes dele, várias outras pessoas se dedicaram a manter esse conceito vivo. Foi o primeiro a criar um método, baseado na análise do comportamento (linguagem corporal) e nas características físicas. Foi um avanço grande, mas ainda limitado à percepção de como uma pessoa está e não de quem ela é.

espaco

fig05 tn      No entanto, o ensino do visagismo tem se restringido à identificação dos formatos (formes) do rosto e dos tons de pele (couleurs). A linguagem visual e a análise da personalidade são abordadas de maneira intuitiva e, infelizmente, há uma tendência de padronizar as soluções. Tive acesso a várias apostilas de cursos de visagismo que estabelecem regras, quando investigam as soluções. (Por exemplo, sentenciam: num rosto retangular ou quadrado, nunca se deve usar linhas verticais ou horizontais.) Isso revela que continuam abordando a construção da imagem pessoal exclusivamente pela estética (a forma), sem a análise da função.
Quanto a essa regra, vale dizer que, embora linhas verticais e horizontais endureçam rostos retangulares e quadrados, há ocasiões quando isso é desejável, como nas Forças Armadas.
Portanto, muitos vêem o visagismo meramente como uma técnica, baseado em regras que levam de novo a uma padronização e, por isso, o rejeitam.
Para mim, o visagismo é um conceito, que só pode ser aplicado a partir de uma consultoria e com conhecimento profundo da linguagem visual, sabendo analisar tanto as características físicas (formas de rostos, tons de peles e feições) quanto à personalidade, e liberando a criatividade, sem se prender a fórmulas ou regras.
O livro Visagismo: harmonia e estética é ainda o único sobre o assunto no mundo. Estabelece as bases da individualização da imagem pessoal de acordo com a personalidade, estilo de vida, posição social e características físicas. Explica o funcionamento da linguagem visual, como entender o que uma imagem expressa e como identificar as características físicas de uma pessoa. Em 2009 lançarei o segundo, Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza,também pela Editora Senac São Paulo, em que explico como exercer a arte do visagismo utilizando o método que criei.
Esse método foi criado a partir da associação de conhecimentos de quatro áreas de estudo científico: a linguagem visual, a psicologia, a ciência cognitiva e a antropologia. Na área da psicologia engloba a teoria de símbolos arquetípicos, do psicólogo Carl Jung, estudos sobre identidade, personalidade e temperamento, e técnicas de indução à reflexão e à criação de conceitos, desenvolvidos para estimular a criatividade. A identificação dos símbolos arquetípicos nas estruturas da imagem pessoal – nos formatos do rosto das feições e do formato do cabelo e nas linhas que compõem as feições da face e os cabelos – permite fazer uma leitura do que a imagem pessoal como um todo expressa e o que a face revela do temperamento. Trabalhos na área da ciência cognitiva, vistas à luz dessa percepção, indicam que imagens provocam reações emocionais, antes que possam ser analisadas racionalmente, o que explica porque a imagem pessoal tem tanta influência na auto-estima, no comportamento, no estado psicológico e emocional e nas relações com outras pessoas.
O visagista, que trabalha com meu método, usa essa leitura para fazer a consultoria e ajudar seu cliente a estabelecer uma intenção para sua imagem.
Profissionais de diversas áreas podem usar esse método e aplicar o visagismo nos seus trabalhos. Isso já acontece na odontologia estética, na medicina estética, na moda, no design de interiores e na arquitetura, na psicologia do trabalho e no gerenciamento de equipes.

Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

Legenda da foto: Este é um trabalho feito baseado nos conceitos do visagismo. Houve um intervalo de 18 meses entre a primeira transformação, realizada por Tony Gandra, e a segunda, realizada por Heleninha, Suemi Tanaka e Fátima Monteiro, período em que aconteceram muitas mudanças que exigiram uma nova imagem.

A carreira de Philip Hallawell em fotos

 

espaco
1951 Figura 01
Philip Desenhando em seu Ateliê

1958 Figura 02
Philip aos 8 anos

1965 Figura 03
Auto-retrato de Philip com 14 anos

1968 Figura 04
Cartão de Identificação de Philip em Haverford, 1968.

1972 Figura 05
Philip e Sonia em Londres

1974 Figura 06
Foto de Casamento com Sonia

1975 Figura 07
Convite de exposição

1976 Figura 08
Philip na Galeria André durante 1ª exposição

1977 Figura 09
Catálogo exposição André galeria

1980 Figura 10
"Reino do Medo I" Obra exposta na fundação Joan Miró

1983 Figura 11
Philip dando aula no Liceu de Artes e Ofícios

1990 Figura 12
"Helena de Tróia 1", obra da série Ilíada, óleo sobre tela

1994 Figura 13
Lançamento do livro "À Mão Livre - A Linguagem do Desenho"
Figura 14
Philip durante as gravações da série "À Mão Livre" na TV Cultura.

1996 Figura 15
Workshop em Presidente Prudente

1998 Figura 16
Capa do CD-ROM "À Mão Livre".

1999 Figura 17
Workshop em Piracicaba

2000 Figura 18
Workshop no seu Ateliê

2001 Figura 19
Workshop de criatividade, Eceme, Rio de Janeiro

2003 Figura 20
Lançamento do livro Visagismo: Harmonia e Estética (Ed. SENAC), atualmente na 2ª edição.

Poucas pessoas possuem mais experiência no campo de beleza do que Jacques e Janine, fundadores da rede Jacques Janine, com 55 lojas que são verdadeiras boutiques de embelezamento. Janine, atuando há 47 anos, tornou-se um ícone da mulher que sabe se cuidar e se embeleza por dentro e por fora.

Informações adicionais

  • Autor Janine Goossens
  • Editora Harbra

Este livro aborda conceitos para a definição de estilo, fala sobre as diferenças entre estilos e moda e a importância da aparência na auto-estima e convivência social.

Informações adicionais

  • Autor Glória Kalil
  • Editora Senac-SP

JORNAIS E REVISTAS - Artes Plásticas:

Jacob Klintowitz - Jornal da Tarde SP

Olney Krüse - Jornal da Tarde SP

Ernestina Karmann - Folha da Tarde SP

Radha Abramo - Casa Vogue e Última Hora SP

Olívio Tavares de Araújo - Revista Veja

Moacyr Japiassú - Revista Isto É

Adones de Oliveira - O Estado de São Paulo

Maria Silva - A Gazeta SP

Geraldo Edson de Andrade - IpanemAgora RJ

Antonio Zago - Revista Status

Roberto Pontual - Jornal do Brasil RJ

Paulo Klein - Diário do Grande ABC SP

Baby Garroux - Diário de São Paulo

Telmo Martino - Jornal da Tarde SP

Marie Chantal - Shopping News SP

Denise Lima - Veja Interior SP

Estella Jordão de Barros - Folha da Tarde SP

Revista Boavida, Itu

Revista World Panorama, Bulgária


COLEÇÕES

Museu de Arte de São Paulo.

Museu de Arte Moderna de São Paulo.

SESC.

Pinacoteca da Editora Abril, São Paulo.

Lord Palace Hotel, São Paulo.

TV Cultura, São Paulo.

Coleções particulares no Brasil, Canadá, na Inglaterra, França, Itália, nos Estados Unidos e em Israel.

"Michele estava terminando um curso de personal stylist e se preparando para uma viagem para a Itália, onde faria outro curso.

É casada e tem um filho. Precisava de uma imagem que conferisse credibilidade, mas ao mesmo tempo que fosse moderna e jovial.

Também era necessário que a imagem tivesse linhas direcionadas para fora, para expressar seu temperamento extrovertido e ajudá-la a ficar antenada, e linhas para dentro, para ajudá-la a concentrar e estudar. Sua pele é do tipo primavera, então a cor escolhida foi quente em tons de loiro e mel."

Corte: Rudi Werner (Werner Cioffure, RJ)
Coloração: André Mateus (Cabelaria, SP)
Maquilagem: Lígia Lima

"Recém formada em direito, essa moça precisava de uma imagem que lhe conferisse credibilidade, tirando seu ar juvenil, inadequado para essa nova etapa da vida. O corte, na altura dos ombros, expressa maturidade e independência, enquanto as linhas do corte repicado, viradas para fora, as mechas douradas e a franja em diagonal exprimem dinamismo, alegria e juventude."

Cabelo, coloração e maquilagem: Suemar Borba e Equipe Su Beauty, Goiânia

Este é um trabalho feito por vários visagistas trabalhando em conjunto. Bernardo queria uma imagem que expressasse mais força e determinação, para ganhar mais credibilidade, mas sem perder seu lado alegre e extrovertido. Seu rosto é retangular, os olhos são fundos, as sobrancelhas retas e o queixo quadrado, características que indicam um temperamento colérico. Por outro lado, a testa inclinada e o nariz pronunciado revelam um lado sanguíneo. A boca tem aspectos coléricos (dentes retangulares e fortes) e sanguíneos (boca larga e expressiva).

O trabalho começou na odontologia, onde houve a mudança mais significativa. Os incisivos centrais superiores estavam virados para dentro, o que passa a impressão de uma pessoa introvertida e que não consegue se impor. Dr. Bráulio alinhou os dentes e aumentou o tamanho dos incisivos laterais, transformando o sorriso para que expressasse confiança e força.

A Ligia cortou o cabelo num formato retangular e criou um topete, para acentuar suas características de força, mas deixou ondulações para que não passasse rigidez e a Déa sugeriu roupas descontraídas e soltas para expressar jovialidade e dinamismo, mas as linhas retas da jaqueta preservam a imagem de confiabilidade.

Observe que Edson, o fotógrafo, que também é visagista, criou uma composição com linhas inclinadas, mas que a estrutura principal é retangular e o Bernardo olha diretamente para a câmera.

Cabelo: Magno Jafé "Grilo"
Odontologia estética: Dr. Bráulio Paolucci
Consultoria de moda: Déa Sad Grossi (Scenarium)
Fotografia: Edson e Juliana Soares Fotografia
fig01 tn espaco      No final do século XIX, o arquiteto Louis Sullivan estabeleceu um conceito que mudou radicalmente a arquitetura e todas as outras artes aplicadas. Esse conceito é resumido na sua célebre frase "a forma sempre segue a função." Em 1918, a escola de artes Bauhaus foi fundada sobre esse princípio, por Walter Gropius e um influente grupo de artistas, e seus ensinamentos mudaram definitivamente toda a área de artes visuais, desde as Belas Artes ao Design.

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fig02 tn      Essa frase significa que é preciso pensar para que ou quem a imagem serve, antes de se pensar no que será bonito ou esteticamente agradável. Há casas muita bonitas, mas desconfortáveis, escritórios lindos, mas nada funcionais. Há xícaras belas, mas difíceis de segurar. E vemos cortes e penteados belíssimos, que, mesmo deixando a pessoa bonita, não são adequados. Por exemplo, uma jovem médica pode ficar linda com cabelos esvoaçantes, mas não despertará muita confiança em sua competência.
Quando se pensa primeiro na função, esta determinará como a imagem deve ser criada, para ser adequada, sem deixar de ser bela.
A palavra visagisme, derivada de visage, que, em francês, significa rosto, é o nome que Fernand Aubry criou, em 1937, para a arte de criar uma imagem pessoal personalizada, segundo esse mesmo conceito. É importante ressaltar que o conceito do visagismo existe há milênios. Muitos indivíduos se destacaram por ter uma imagem personalizada e qualquer estilo é primeiro uma manifestação individual. As culturas africanas e muitas indígenas sempre aplicavam esse conceito; a imagem de um indivíduo é criada de acordo com seu guia, um orixá, no caso dos africanos, ou um animal, no caso dos índios americanos. No entanto, nas culturas ocidentais e orientais, a estilização da imagem era uniformizada e seguia padrões estabelecidos por uma elite. No início do século XX, pessoas pertencentes às elites culturais procuravam se diferenciar, pelo estilo, das elites de poder. Como que um artista, com convicções socialistas e uma visão de mundo materialista poderia ter uma imagem semelhante à de um membro duma elite centralizadora, conservadora e católica? Usando sua intuição e sensibilidade artística, Aubry começou a atender essas necessidades.
Pouco se sabe dos seus métodos, porque não deixou nenhum livro, mas a idéia de criar uma imagem despadronizada e personalizada cresceu ao longo do século. Parece claro que a personalização tinha um enfoque estético, harmonizando o cabelo e maquiagem com os traços físicos, e não incluía a expressão da personalidade do cliente, mas, aos poucos, a sociedade se abria à expressão individual, especialmente nos anos 60 em Londres com o trabalho de Vidal Sassoon. Cada vez mais se contestava a imposição da beleza idealizada e falava-se em expressar a “beleza interior”. Nunca foi possível, ao cabeleireiro e ao maquilador, aplicar esse conceito totalmente, porque lhes faltavam algumas informações essenciais, principalmente sobre a linguagem visual, e um método eficaz. Meu livro, Visagismo: harmonia e estética (Ed. Senac-SP) é o primeiro que mostra como essa linguagem se aplica à arte de criar uma imagem pessoal. Com esse conhecimento, o profissional tem mais liberdade de criar, porque não mais depende unicamente de sua intuição e inteligência visual.

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fig03 tn      Muitas pessoas, ao longo dos últimos 75 anos, foram responsáveis pelo fortalecimento do visagismo.
Wilhelm Ostwald (1853-1932), ganhador do prêmio Nobel em química, criou o duplo cone de cor, um sistema que permite classificar as cores com grande precisão. A estrela de cor (Color Star), criada pelo artista e professor da Bauhaus, Johannes Itten (1888-1967), é derivada do duplo cone. Ambos trabalhavam com as teorias de Johann Wolfgang Von Goethe (1749-1832) e o conceito de que a cor tem expressão. Itten também descobriu que havia uma relação entre as cores que seus alunos usavam e a cor da pele. Ele percebeu que cada aluno pintava com uma determinada cor mais do que outra e que essa cor se assemelhava à cor da sua pele e tinha relação com seu temperamento. Por exemplo, quem pintava com cores quentes, tinha um tom de pele quente e uma personalidade emotiva.

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fig04 tn      Isso levou Robert Dorr a criar o Color Key System, que revolucionou a indústria de cosméticos, por classificar as peles em quentes ou frias. Suzanne Caygill (1911-1994) fez a mais profunda pesquisa de cores de pele, identificando 32 tipos, nos anos 40 e criou a Suzanne Caygill Academy of Color e escreveu Color: The Essence of You (Celestial Arts, Millbrae USA, 1980), infelizmente fora de catálogo. Para simplificar o uso da cor e identificar o tipo de pele, desde então as peles estão classificadas em quatro "estações": primavera, verão, outono e inverno, como explica o livro de Berenice Kentner Color Me A Season.
Quem mais difundiu o conceito do visagismo nos últimos anos foi Claude Juillard, co-autor do livro Formes et Couleurs (Solar, Paris, 1999), com Brigitte Gautier, mas antes dele, várias outras pessoas se dedicaram a manter esse conceito vivo. Foi o primeiro a criar um método, baseado na análise do comportamento (linguagem corporal) e nas características físicas. Foi um avanço grande, mas ainda limitado à percepção de como uma pessoa está e não de quem ela é.

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fig05 tn      No entanto, o ensino do visagismo tem se restringido à identificação dos formatos (formes) do rosto e dos tons de pele (couleurs). A linguagem visual e a análise da personalidade são abordadas de maneira intuitiva e, infelizmente, há uma tendência de padronizar as soluções. Tive acesso a várias apostilas de cursos de visagismo que estabelecem regras, quando investigam as soluções. (Por exemplo, sentenciam: num rosto retangular ou quadrado, nunca se deve usar linhas verticais ou horizontais.) Isso revela que continuam abordando a construção da imagem pessoal exclusivamente pela estética (a forma), sem a análise da função.
Quanto a essa regra, vale dizer que, embora linhas verticais e horizontais endureçam rostos retangulares e quadrados, há ocasiões quando isso é desejável, como nas Forças Armadas.
Portanto, muitos vêem o visagismo meramente como uma técnica, baseado em regras que levam de novo a uma padronização e, por isso, o rejeitam.
Para mim, o visagismo é um conceito, que só pode ser aplicado a partir de uma consultoria e com conhecimento profundo da linguagem visual, sabendo analisar tanto as características físicas (formas de rostos, tons de peles e feições) quanto à personalidade, e liberando a criatividade, sem se prender a fórmulas ou regras.
O livro Visagismo: harmonia e estética é ainda o único sobre o assunto no mundo. Estabelece as bases da individualização da imagem pessoal de acordo com a personalidade, estilo de vida, posição social e características físicas. Explica o funcionamento da linguagem visual, como entender o que uma imagem expressa e como identificar as características físicas de uma pessoa. Em 2009 lançarei o segundo, Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza,também pela Editora Senac São Paulo, em que explico como exercer a arte do visagismo utilizando o método que criei.
Esse método foi criado a partir da associação de conhecimentos de quatro áreas de estudo científico: a linguagem visual, a psicologia, a ciência cognitiva e a antropologia. Na área da psicologia engloba a teoria de símbolos arquetípicos, do psicólogo Carl Jung, estudos sobre identidade, personalidade e temperamento, e técnicas de indução à reflexão e à criação de conceitos, desenvolvidos para estimular a criatividade. A identificação dos símbolos arquetípicos nas estruturas da imagem pessoal – nos formatos do rosto das feições e do formato do cabelo e nas linhas que compõem as feições da face e os cabelos – permite fazer uma leitura do que a imagem pessoal como um todo expressa e o que a face revela do temperamento. Trabalhos na área da ciência cognitiva, vistas à luz dessa percepção, indicam que imagens provocam reações emocionais, antes que possam ser analisadas racionalmente, o que explica porque a imagem pessoal tem tanta influência na auto-estima, no comportamento, no estado psicológico e emocional e nas relações com outras pessoas.
O visagista, que trabalha com meu método, usa essa leitura para fazer a consultoria e ajudar seu cliente a estabelecer uma intenção para sua imagem.
Profissionais de diversas áreas podem usar esse método e aplicar o visagismo nos seus trabalhos. Isso já acontece na odontologia estética, na medicina estética, na moda, no design de interiores e na arquitetura, na psicologia do trabalho e no gerenciamento de equipes.

Visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando a maquilagem, o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

Legenda da foto: Este é um trabalho feito baseado nos conceitos do visagismo. Houve um intervalo de 18 meses entre a primeira transformação, realizada por Tony Gandra, e a segunda, realizada por Heleninha, Suemi Tanaka e Fátima Monteiro, período em que aconteceram muitas mudanças que exigiram uma nova imagem.

A carreira de Philip Hallawell em fotos

 

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1951 Figura 01
Philip Desenhando em seu Ateliê

1958 Figura 02
Philip aos 8 anos

1965 Figura 03
Auto-retrato de Philip com 14 anos

1968 Figura 04
Cartão de Identificação de Philip em Haverford, 1968.

1972 Figura 05
Philip e Sonia em Londres

1974 Figura 06
Foto de Casamento com Sonia

1975 Figura 07
Convite de exposição

1976 Figura 08
Philip na Galeria André durante 1ª exposição

1977 Figura 09
Catálogo exposição André galeria

1980 Figura 10
"Reino do Medo I" Obra exposta na fundação Joan Miró

1983 Figura 11
Philip dando aula no Liceu de Artes e Ofícios

1990 Figura 12
"Helena de Tróia 1", obra da série Ilíada, óleo sobre tela

1994 Figura 13
Lançamento do livro "À Mão Livre - A Linguagem do Desenho"
Figura 14
Philip durante as gravações da série "À Mão Livre" na TV Cultura.

1996 Figura 15
Workshop em Presidente Prudente

1998 Figura 16
Capa do CD-ROM "À Mão Livre".

1999 Figura 17
Workshop em Piracicaba

2000 Figura 18
Workshop no seu Ateliê

2001 Figura 19
Workshop de criatividade, Eceme, Rio de Janeiro

2003 Figura 20
Lançamento do livro Visagismo: Harmonia e Estética (Ed. SENAC), atualmente na 2ª edição.

Poucas pessoas possuem mais experiência no campo de beleza do que Jacques e Janine, fundadores da rede Jacques Janine, com 55 lojas que são verdadeiras boutiques de embelezamento. Janine, atuando há 47 anos, tornou-se um ícone da mulher que sabe se cuidar e se embeleza por dentro e por fora.

Informações adicionais

  • Autor Janine Goossens
  • Editora Harbra

Este livro aborda conceitos para a definição de estilo, fala sobre as diferenças entre estilos e moda e a importância da aparência na auto-estima e convivência social.

Informações adicionais

  • Autor Glória Kalil
  • Editora Senac-SP

JORNAIS E REVISTAS - Artes Plásticas:

Jacob Klintowitz - Jornal da Tarde SP

Olney Krüse - Jornal da Tarde SP

Ernestina Karmann - Folha da Tarde SP

Radha Abramo - Casa Vogue e Última Hora SP

Olívio Tavares de Araújo - Revista Veja

Moacyr Japiassú - Revista Isto É

Adones de Oliveira - O Estado de São Paulo

Maria Silva - A Gazeta SP

Geraldo Edson de Andrade - IpanemAgora RJ

Antonio Zago - Revista Status

Roberto Pontual - Jornal do Brasil RJ

Paulo Klein - Diário do Grande ABC SP

Baby Garroux - Diário de São Paulo

Telmo Martino - Jornal da Tarde SP

Marie Chantal - Shopping News SP

Denise Lima - Veja Interior SP

Estella Jordão de Barros - Folha da Tarde SP

Revista Boavida, Itu

Revista World Panorama, Bulgária


COLEÇÕES

Museu de Arte de São Paulo.

Museu de Arte Moderna de São Paulo.

SESC.

Pinacoteca da Editora Abril, São Paulo.

Lord Palace Hotel, São Paulo.

TV Cultura, São Paulo.

Coleções particulares no Brasil, Canadá, na Inglaterra, França, Itália, nos Estados Unidos e em Israel.